Segunda, 29 de Setembro de 2025

PORTUGAL, A FLORIDA DA EUROPA

 

As vantagens fiscais criadas por Lisboa para atrair reformados estrangeiros mereceram destaque de primeira página na edição de 03-09-2013 do diário belga Le Soir, com um artigo intitulado "Portugal, a Florida da Europa".

Para além das isenções fiscais de que os pensionistas estrangeiros do sector privado que se instalem em Portugal podem beneficiar, o jornal -- que reproduz uma reportagem da AFP - salienta ainda a queda dos preços do sector imobiliário, devida à crise.

"Um casal de reformados alemães instalado em Portugal gasta facilmente entre 1.500 e 2.000 euros por mês, o que compensa a falta de receitas para o fisco português", disse Erwin Mohr, vice-presidente da Associação dos Proprietários Estrangeiros em Portugal, que vive em Portimão.

"Portugal, paraíso dos reformados" é a chamada de primeira página do artigo que menciona ainda as diligências dos bancos para vender casas entregues por proprietários sobre-endividados.

"No Algarve, é possível conseguir um crédito de 120.000 euros a uma taxa de 1,5% por duas assoalhadas a 100 metros da praia e que pode ser arrendado para gerar receitas", assegurou o agente imobiliário da Formula Prime.

Esta agência oferece aos clientes estrangeiros "20 horas de aulas de português no Instituto Camões, para vencer as barreiras linguísticas e ajudar à integração", acrescentou.

 

 

 

Fonte: sol.sapo.pt | 3 de Setembro, 2013

 

[topo]


Para muitas pessoas vender uma casa é uma das maiores transações financeiras que alguma vez terão oportunidade de realizar.

E, infelizmente, o processo de vender uma casa é hoje em dia mais complexo e demorado do que nunca. 

Ser bem sucedido numa transação imobiliária implica, geralmente, ter alguma experiência nos campos jurídico, financeiro e de marketing.

Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal, explica quais são os três erros mais comuns que dificultam a vida aos proprietários que estão a tentar pôr casas no mercado. Saiba como evitá-los e facilitar o processo de venda.

"Em muitos casos, e a não ser que seja um perito em negociação imobiliária, esta pode tornar-se uma aventura frustrante e potencialmente dispendiosa. 

Se decidir avançar com a ideia de vender sozinho a sua casa, prepare-se para estar disponível e perto de casa durante semanas ou mesmo meses, e não se esqueça que a maior parte das visitas de compradores acontecem no horário laboral.

Como profissionais imobiliários, os três erros mais comuns que vemos os proprietários cometerem são: 


(continua)